O ar que eu respiro


Voltei ao planeta Terra depois do Planeta Atlântida e vamos aos shows maravilhosos que assisti por lá.
Antes de falar de cada um em específico, quero contar sobre a sensação única de participar de um evento como esse; foi a minha primeira vez por lá e vivi tão intensamente cada minuto que foram uns dos dois dias mais felizes da minha vida.

Quem nunca foi, tem que ir, é parada obrigatória como experiência e como percepção de que nós, os jovens, temos voz, temos força e temos atitude se nos juntarmos e quisermos de verdade alguma coisa. Pra quem já vai, não precisa dizer nada, afinal, garanto que - assim como eu - vocês continuarão indo por muitos anos ainda.


Na sexta-feira, dia 03, cheguei um pouco mais tarde na Saba, na Praia de Atlântida, mas ainda pude admirar o lugar enorme, a galera super animada, a paquera rolando e o som. No palco central, começava o show de Lulu Santos, o qual eu e meus amigos optamos por não assistir para ir ao palco Pretinho Convida para acompanhar o show de Reação em Cadeia, um dos top five de melhores shows na minha opinião. Sou apaixonada pelo Jonathan Corrêa e pela Reação, conhece praticamente todas as músicas e me diverti demais com o som romantiquinho deles.

Corremos de volta para o palco central para acompanhar Charlie Brown Jr. Fomos desbravando a multidão e eu adoro Charlie Brown mas confesso que eles me agradam bem mais em estúdio do que no palco; contudo, a formação original - que está de volta - conquistou muita gente e Chorão é Chorão, ninguém rima como ele.


A musa do Planeta, Ivete Sangalo, entrou em seguida no palco e quem consegue falar mal do show de Ivete. Você pode até não curtir tanto ou ter enjoado (oi, prazer) mas você pula e canta e ri e dança, ela merece todo sucesso que tem. E vamos, depois, para o segundo melhor show do Planeta 2012 do Rio Grande do Sul: Capital Inicial.

Eles possuem muitos sucessos, um melhor que o outro, Dinho pulou duas vezes na plateia e é apaixonante. Os melhores shows são os mais difíceis para mim descrever porque eles me despertam sensações que não sei escrever, chorei, cantei, comemorei. Michel Teló, talvez o mais aguardado da noite pela massa, entrou no palco e fez um show muito gostosinho; eu estava beeem na frente e, sem dúvida, o show foi muito bom. Não gosto muito do estilo mas o carisma é a principal e melhor característica dele, foi o melhor show para muita gente. E, para mim, foi especial por ouvir "Me Odeie", do Reação em Cadeia, com a presença de Jonathan Corrêa.

O último show da sexta-feira, Sean Kingston, acompanhei bem de longe, andando pelos outros espaços do Planeta. Não sei dizer como foi realmente mas sei dizer que vale a pena lutar por um lugar um pouco mais à frente se você quer abrir mão da paquera pra curtir mesmo o som e também vale aguentar o calor por isso.

No sabadão, dia 04, a chuva não deu trégua o dia inteiro e assim foi quando chegamos à Saba. Não queria capa de chuva, não queria nada além de me molhar e curtir essa experiência e não me arrependi, meus amigos que compraram capa jogaram ela fora meia hora depois. Chegamos e fomos logo para a luta pelo lugar próximo ao palco e vem a chuva. A luta foi por conta do show do Nx Zero, uma das minhas bandas preferidas e o melhor show do Planeta para mim, com direito a pulo do Di na plateia e a eu encostar no rosto dele!


O show do Nx Zero foi lindo e a chuva só o melhorou. Para completar mais dois shows que estão no top five: Papas da Língua e Jota Quest; Papas por ser Papas, adoro o estilo romântico feliz, descontraído fora que sou apaixonada pelos olhos verdes do Serginho Moah - quero mais shows do Papas! Jota Quest, por si só, não entraria nessa lista seleta para mim mas não foi apenas Rogério Flausino e banda que subiram ao palco. Após eles tocarem seus principais sucessos, receberam a companhia dos ex-Legião Urbana, Dado e Bonfá e preciso dizer o que aconteceu?

O Planeta virou um grande movimento pela luta aos direitos de ser livre e de ser feliz, nada melhor do que o espírito de Renato Russo para guiar nossas almas para um caminho melhor. Me apaixonei de novo por Legião Urbana e quero de novo e de novo.


Quando finalmente a chuva parou, já estávamos todos encharcados até os ossos e aquecidos como se na frente de uma lareira, começou o show de Marcelo D2 (Di, vocalista do Nx, pensa que não vi ele assistindo o show na lateral do palco). Não conheço muita coisa e não posso opinar muito, não é meu estilo preferido mas mobiliza; um show diferente, no mínimo.

O Rappa, sinceramente, foi um caso à parte para mim. Sou completamente fascinada por O Rappa e por Falcão, acho as músicas super importantes por não falarem de amor, amor, amor mas... não gostei do show. Achei monótono e Falcão podia ter interagido mais com o público mesmo que, nas músicas principais, todo mundo tenha se mobilizado.

Durante o show de Luan Santana, lá estava eu quase na grade e, novamente, não gosto tanto assim, conheço muitas músicas mas não sou extremamente fã. Porém, o show é cativante e ele também; chamou uma menina da plateia para o palco (tadinha, ficou chorando o resto do show!) e corre por todo o palco e para fora dele também. Vale pela experiência e gostei, apesar dos empurrões, machucados, surdez com os gritos históricos e fogo na estrutura que só eu vi.

Gostaria de ter assistido o show de Taio Cruz mais de perto mas depois daquela loucura do show do Luan Santana, não tinha mais condições de aguentar e voltamos para trás. Achei um show bom de onde pude ouvir, pelo menos.


Na lista de coisas que não fiz mas gostaria muito ficam andar de tirolesa, assistir aos shows de Pura Cadência, Comunidade Nin-Jitsu e Forfun, mas faz parte, não dá pra estar por tudo.
Já na lista de agradecimentos, ficam a Dani, o Dani, a Bina e os pais da Dani que, além de nos aguentarem dormindo o dia inteiro para aproveitar a noite, ainda nos levaram para passear.



E, por fim, para encerrar o finde e esse post enorme, curti o pagodinho de Constelação no Jardim Maderos ("boate" aqui de Flores da Cunha, minha cidade natal) com a Isa e arrumei as confusões básicas da minha vida.

Beijos, gente.
Foram no Planeta? Querem ir? Já foram no show de algum desses artistas e tem uma opinião? Comentem ou mandem e-mail para coisaetal.fer@gmail.com.

Fonte das fotos: G1 e Clic RBS

Nenhum comentário:

Postar um comentário