Os Britânicos - Parte 1


Muito me agrada quando a moda consegue ultrapassar os contornos da passarela e tomar proporções muito maiores do que imaginamos inicialmente ao ver uma roupa. Felizmente, cada dia isso ocorre com mais frequência e acabamos nos acostumando a ver tendências e ideias das passarelas em campanhas, vitrines, livros, filmes, séries e por tudo que nos cerca.

E é claro que eu gostei muito quando li no site online da revista Gloss, a matéria sobre os selos que homenageiam estilistas. Os selos foram produzidos como uma linha especial pelos Correios de Londres para homenagear os estilistas britânicos mais importantes e começaram a circular pelas cartas no dia 15 de maio.

Percebi, então, que muitos desses estilistas eu não conhecia e fiquei curiosa para saber sua contribuição para esse mundo tão amado. Vamos conhecer quatro deles comigo hoje? Os próximos quatro vem logo mais.

Hardy Aimes


Hardy Aimes fundou a empresa com seu nome em 1946 e alcançou destaque e fama ao ser o primeiro estilista a fazer um desfile de moda pret-à-porter masculina, tendo desfilado junto com os modelos, e ao trabalhar com a Rainha Elizabeth II. Além disso, Hardy trabalhou no figurino dos personagens do filme 2001 - Uma Odisseia no Espaço, de Stanley Kubrick.


Foto da campanha atual da grife Hardy Amies.

Ele morreu em 2003, com 96 anos, após ter vendido sua grife para um grupo de marcas de luxo.
Site oficial: www.hardyamies.com.

Granny Takes a Trip


A boutique foi inaugurada em 1966 por Nigel Waymouth, Sheila Cohen e John Pearse . Alcançou fama no primeiro ano de vida, sendo chamada atualmente de a primeira boutique psicodélica de Londres e cujo principal chamariz era a constante mudança de sua entrada (na foto, o Dodge que tomou a frente da loja). Em 1969, foi adquirida por Freddie Hornik e, após abrir uma filial nos Estados Unidos, teve diversos clientes famosos.


A grife, infelizmente, não existe mais mas seu legado existe até hoje já que suas roupas e o estilo de vida que a loja pregava inspirou bandas como The Who e estilistas como Vivienne Westwood.

Ossie Clark


Ossie Clark não teve sua boutique por conta de sua dificuldade em administrar seus bens, contudo, foi importante na moda britânica por ter sido o primeiro a colocar modelos negras na passarela e por ser o primeiro a produzir peças para uma loja de departamentos em Nova York, a Henri Bendel. Seu auge foi durante sua parceria com Celia Birtwell, onde ele produzia as peças e ela, as estampas. Após o casamento e a separação dos dois, Ossie passou a utilizar ainda mais drogas e acabou por se comprometer financeiramente.



Ele é aclamado como o primeiro estilista a fazer suas peças tornarem-se peças desejo e por inspirar Yves Saint Laurent, Anna Sui e Tom Ford.

Tommy Nutter


Tommy fundou em 1969 a Savile Row combinando a alfaiataria tradicional com seus traços inovadores. Logo alcançou fama, vestindo ícones da época e produzindo para outros estilistas e boutiques conceituados. É lembrado até hoje por ter criado a roupa do Coringa, interpretado por Jack Nicholson, no filme Batman de 1989 e por ter vestido três dos quatro Beatles na capa do álbum Abbey Road, de 1969.


A marca registrada Tommy Nutter foi comprada por um grupo, que a possui até hoje. Tommy morreu em 1992 por complicações da AIDS.

Lembrando que isso é apenas um pouco do pouco sobre cada um desses estilistas. Quem se interessar, pode procurar mais sobre eles e descobrir o fantástico universo de cada um.

E aí, gostaram da primeira parte do post? Já conheciam algum deles ou gostaram em especial de algum? Comentem ou mandem e-mail para coisaetal.fer@gmail.com.

Fontes: Vogue Britânica, Wikipédia, Beníssimo e Meu Passado me Condena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário