As Finanças Pessoais


Eis que minha mãe começa a ter surtos com gastos aqui em casa e resolve procurar centavo por centavo o que é cobrado nas contas de casa. E descobrimos que paga-se muito em coisas que não solicitamos, como seguros, juros, multas, anuidade etc. 
Eu e ela nos comprometemos a conferir e reclamar de cada R$ 1,00 que seja cobrado sem a nossa devida autorização. E olha, não é fácil. Ligar em Atendimentos ao Consumidor, esperar, esperar, esperar, lidar com atendentes que querem te convencer das inúmeras vantagens inexistentes de pagar o que não foi solicitado e está sendo cobrado indevidamente. Tarefa árdua mas compensadora.
Afinal, esse dinheiro pode ser muito melhor investido.


Para acrescentar ainda mais, estava lendo a revista Gloss de junho, nº 57 (sim, estou recuperando a leitura as revistas atrasadas durante o 1º semestre) quando encontro uma matéria muito interessante sobre esse mesmo assunto.
Então, com todos os créditos devidamente feitos, coloco para vocês aqui a maior parte da matéria, escrita por Jéssica Almeida.
Vale a pena!

Férias para a Tevê: Você pode suspender temporariamente a prestação dos serviços de tevê a cabo, telefonia fixa e celular se não for usá-los - enquanto estiver viajando, por exemplo. Segundo a Anatel, consumidores com mais de um ano de contrato têm direito de pedir a interrupção do serviço por até 120 dias a cada ano.
(Gente, essa é a melhor! São 4 meses por ano! Estou fascinada e será posto em prática.).

Garantia Antiperda: Perdeu o ônibus? Tudo bem, toda passagem rodoviária vale por um ano, a partir da data em que foi emitida, mesmo que o dia e a hora estejam marcados no bilhete. Basta o passageiro remarcar a viagem ou pedir o reembolso do dinheiro. A transportadora terá até 30 dias para devolver o valor, se for o caso.
(Bom saber, né, Isac?).

Se não gostou, devolva: Quando você compra um produto ou serviço pela internet (ou de qualquer outra maneira que não seja de dentro de uma loja), tem até sete dias, a partir do recebimento, para desistir do negócio e receber o dinheiro de volta. É importante registrar o pedido de cancelamento e guardá-lo, já que é comum que as empresas dificultem o processo.

Excesso de Segurança: Algumas operadoras de cartão de crédito oferecem aos clientes a contratação do serviço de seguro contra perda ou roubo. Mas tanto quem é segurado como quem não é tem exatamente os mesmos direitos, caso o cartão seja perdido ou roubado. Se isso acontecer com você, faça um boletim de ocorrência e comunique o que houve à sua operadora - que deverá assumir todos os gastos registrados que você não reconhecer.



Incrível, não é, gente? Não sabia de nada disso e agora as coisas vão mudar haha. 
Gostaram? Comenta ou manda e-mail para coisaetal.fer@gmail.com. Se tiver alguma dica sobre finanças ou sobre qualquer assunto, manda também!
Beijos e continuem passando por aqui, hein! Tem mais.

Obs.: É exatamente por isso que gosto da revista Gloss. Além de ser uma revista de moda diferente, já que prega uma moda relacionada a estilo e aprendizado do que a riqueza, também não é feita só de moda e maquiagem. Gosto muito, indico ainda mais!

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