Em Busca da Maquiagem Perfeita


Contei alguns posts atrás que eu tinha feito um curso de auto-maquiagem com a Vanessa, uma maquiadora profissional de Flores da Cunha, e, por ter adorado o curso e todas as dicas novas que descobri para conseguir a maquiagem perfeita, resolvi compartilhar algumas delas com vocês. 


Nunca podemos esquecer dos cuidados com a pele para que a maquiagem fique bonita. E, para cuidar de nossa pele, é muito importante que saibamos identificar de que tipo ela é. 
Conforme o tipo de sua pele, a Vane tem dicas para cada uma delas na apostila do curso:

PELE SECA
* Peles secas tendem a ter linhas de expressão mais cedo e, por isso, é indispensável o uso de creme para contorno dos olhos todos os dias, pela manhã e pela noite.
* Água quente sempre é prejudicial para a pele mas em especial para as peles secas. Evite a todo custo!

PELE OLEOSA
* Limpar demais a pele só vai fazer com que ela produza mais óleo pelo efeito de compensação. O número máximo de limpeza é de 3 vezes ao dia. 
* Infelizmente, os poros visíveis são uma característica hereditária. A única forma de torná-los mais agradáveis ao olhar, evitando que prejudiquem a maquiagem, é mantê-los limpos e sem gordura para que pareçam menores.

PELE MISTA
* Procure produtos com vitamina C e E na composição pois esses componentes aumentam a firmeza da pele.

Existem três passos simples para termos uma pele bonita: limpeza, tonificação e hidratação.
Para começar, lave o rosto com água fria e com um produto de limpeza indicado para seu tipo de pele (lembrando que sabonetes convencionais não fazem bem à pele do rosto). O tônico tem a função de deixar a pele macia após a limpeza, fechando os poros (não use tônicos a base de álcool). Por fim, o hidratante cria uma película protetora que mantém a umidade e a oleosidade natural da pele.
Todos as manhãs esses três passos básicos devem ser feitos (sou preguiçosa demais, gente, mas prometo me policiar para fazê-los) e, todas as noites, a maquiagem deve ser retirada.

Após cuidar da pele, chega a hora de investirmos na preparação dela. 
A Vane indica que todo mundo tenha dois tipos de corretivo: um mais escuro para disfarças olheiras e um outro que seja levemente mais claro para disfarças outras manchas, como espinhas.
* O corretivo líquido é o mais indicado para a região dos olhos porque tem um efeito mais sutil, podendo ser usado para todos os tipos de pele.
* O corretivo cremoso é indicado para pele seca e mista e é mais eficiente em esconder olheiras bem escuras e manchas.
* O corretivo em lápis ou caneta é o melhor para esconder espinhas, mas sem exagerar pois sua textura é muito seca e pode acabar chamando ainda mais atenção para o ponto que você quer disfarçar. Os com ácido salicílico na fórmula ainda agem como secativos. Podem ser usados por todos os tipos de pele. 
Passe um pouco de corretivo nas pálpebras também para que o tom normalmente mais escuro dela não interfira na cor da sombra.

Cada tom de pele fica melhor com uma cartela de cores de blush e você deve procurar não usar tons muito diferentes do da sua pele. Contudo, existe um tom que é o coringa dos blush e fica bem em todas as peles: é o tom pêssego. Se estiver na dúvida, aposte nele!

Feita toda a preparação da pele, chega a hora de partir para o olho. A Vane adora um olho bem maquiado e, por isso, é expert no assunto. Ela tem um passo-a-passo bem prático e que pode ser aplicado em qualquer maquiagem que você fizer:

A Vane (linda!) com uma maquiagem em tons azul que foi feita seguindo o passo-a-passo abaixo!

Para começar, passe um fixador de sombras em toda a pálpebra. Aplique com um pincel de esponja (aquele comum que vem em toda paleta de sombras) o tom intermediário da sua maquiagem da metade da pálpebra móvel até o final. Depois, com um pincel para esfumar, esfume passando um pouco o côncavo.
Aplique com a sombra de esponja a sombra no tom mais claro no canto interno até se encontrar com o tom intermediário e aí, esfume muito até as duas cores se juntem.
Aplique com um pincel de cerdas a sombra mais escura apenas num pequeno pedaço do canto externo do olho, esfume bem para juntar os tons e puxe o resto de sombra que sobrar no pincel para marcar o côncavo e dar profundidade ao olhar. 
Por fim, aplique uma sombra iluminadora na região abaixo da sobrancelha e esfume bem para não ficar marcado.

Eu sei que apenas com o texto fica abstrato mas eu já tenho todos os passos na minha mente desde o curso. Pretendo fazer um passo-a-passo para vocês com a maquiagem do dia-a-dia que a Vane ensina, ok?! Aí vai ficar muito simples de entender.

Para encerrar uma dica para todas as meninas que, como eu, sofrem com os olhos muito pequenos. A Vane indica passar um lápis bege, ao invés de branco, para contornar o lado de dentro dos cílios inferiores; o lápis bege aumentará os olhos sem deixar o efeito artificial do lápis branco. 

O que acharam, meninas? Descobriram alguma coisa nova? 
Se vocês têm um truque na hora de se maquiar, uma dica certeira, deixem nos comentários, ok?!

E aguardem por novidades que estou preparando alguns tutoriais de maquiagem para o blog!
Beijos.

Fotos: Divulgação e Arquivo Pessoal

Nenhum comentário:

Postar um comentário