Acabei de ler: Memórias de uma Gueixa - Arthur Golden


Eba! O segundo livro que vou resenhar para a categoria 'Acabei de ler' é tão bom quanto o primeiro e estou muito animada para falar sobre ele. Então, vamos lá!
O livro é Memórias de uma Gueixa, do escritor Arthur Golden, traduzido por Lya Luft, publicado pela Editora Imago e eu tenho a 3ª edição (2006).



Falando sobre os aspectos físicos do livro: Eu AMO a capa, acho que é uma das mais bonitas da minha coleção! Acho o rosto e os olhos da mulher muito expressivos e, depois de ler o livro, além de imaginar a protagonista com esse rosto, também compreendo o porquê desse olhar. Muito amor por essa capa! 
As folhas são brancas, as margens são muito boas e a fonte e o espaçamento são padrão. Não há maiores detalhes nas páginas. 

Ele tem 459 páginas divididas em 35 capítulos curtos (de, em média, 10 a 15 páginas cada um). Tanto a tradução quanto a revisão são impecáveis, sem erros de ortografia ou digitação. 


Vamos, então, para a história (linda!).
A história acompanha a vida de uma menina, Chiyo, desde a sua infância em uma pequena cidade do interior do Japão até ela ficar idosa, morando em Nova York. Nesse meio tempo, vamos descobrindo a vida de uma gueixa no auge desse estilo de vida no Japão, suas roupas, seus costumes, seus estudos, suas manias, seus trabalhos, enfim, vamos desmitificando a comum opinião ocidental de que gueixas são prostitutas. 

Durante o livro, eu me apeguei demais por Chyio - cujo nome de gueixa é Sayuri. Torci por ela em todos os seus planos, quis primeiro que ela conseguisse fugir, depois quis que ela desse certo como gueixa e quis que realizasse seus sonhos secretos. 
Eu não quero contar muitos mais detalhes da história para não fazer algum spoiler involuntário.


O que posso dizer é que amei muito o livro e se tornou um dos meus favoritos!
No início, confesso, demorei para me entreter com a história pois a estava achando muito superficial mas, depois, quando Sayuri inicia realmente a vida como gueixa, o livro torna-se uma joia sobre a cultura e costumes japoneses. 
Depois, novamente, no terço final do livro, quando já estamos acostumados com a vida de Sayuri como gueixa, ocorre a Segunda Guerra Mundial, alterando todo o destino dela novamente e, para mim, esse é o ponto alto da história, o mais emocionante e tocante.


Trechos:
"Pensei que devia me considerar uma pessoa sem coração, por ter compensado com negligência suas tantas bondades comigo. Fiquei melancólica pensando nisso tudo, até que o som de uma taça de saquê depositada com ruído na mesa me despertou. Quando ergui os olhos Nobu estava me observando. Todos os convidados a seus redor riam e se devertiam, e ele ali sentado com os olhos fixos em mim, tão perdido em seus pensamentos como eu estivera imersa nos meus. Éramos como dois lugares úmidos no meio de brasas acesas." - Pág. 321.

"Você talvez fique surpreso se eu lhe disser que era a primeira vez em minha vida que alguém realmente me beijava. O General Tottori às vezes pressionava seus lábios nos meus quando era meu danna. Mas era sem qualquer paixão. [...] Então você pode imaginar que esse beijo, o meu primeiro, me pareceu a coisa mais íntima que eu jamais experimentara. [...] Tinha um gosto muito surpreendente, tão nítido quanto de fruta ou doce, e quando o saboreei meus ombros desabaram e meus estômago inchou; porque por algum motivo aquilo evocava uma dúzia de diferentes cenas que não sei por que lembraria." - Pág. 439.

"Sayuri - disse-me -, não sei quando vamos nos ver de novo, nem como será o mundo quando isso ocorrer. Talvez nós dois tenhamos então visto coisas horríveis. Mas sempre que eu precisar me lembrar de que há beleza e bondade neste mundo, vou pensar em você." - Pág. 362.


Comprei o livro no Sebo Icária (apesar de ser um sebo, eles vendem livros novos por lá também e por um preço muito amigo!) e não lembro quanto paguei. 

Alguém já leu o livro, gente? Vamos trocar informações sobre ele. Estou vivendo um romance com ele ainda. 
Ah, e se quiserem acompanhar a minha leitura do momento, ver a minha wishlist literária e conversar mais sobre livros, é só me adicionar no Skoob!

Beijos.

Obs. 1: Não, ainda não assisti ao filme. Mas já me disseram que é um filme delicado e eu fiquei muito curiosa para assistir porque esse é um adjetivo perfeito para Sayuri.
Obs. 2: Um pequeno spoiler: sou apaixonada por Nobu e acho que aprendi outra forma de amor com ele!

2 comentários:

  1. Amei os quotes, minha irmã já leu o livro, mas eu ainda não tive a chance!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Eu esqueci de ir separando eles enquanto lia, tinha vários na mente mas não achei =/.
      Leia assim que puder, é maravilhoso!
      E volte sempre! =DD
      Beijos.

      Excluir